O Desenho Urbano, a Arquitetura e o Design Universal integram um dos eixos estruturantes da atuação da mpt®. A sua abrangência e o cruzamento desafiante entre o desenho, a funcionalidade e a estética fundem-se e são integrados pela mpt®, que concebe e executa os seus projetos na base dos conceitos da acessibilidade universal, vendo este investimento como um garante de efetivas mais-valias para o território, quer sociais, quer culturais e até económicas.
Por outro lado, a mpt® reconhece que os sítios onde vivemos em comunidade devem ser a expressão derradeira do interface equilibrado entre as necessidades comuns. As cidades e vilas devem ser sítios onde as pessoas não só vivem, mas desejam viver.
A interação com o meio é um dos propósitos da arquitetura, pensada e projetada de forma universal, integrando na sua génese e na sua prática a igualdade de direitos para todos, numa manifestação inequívoca da inclusão social.
A mpt® desenvolve os seus trabalhos de arquitetura e design com um foco na perceção do Outro, de resto, valores centrais nestas disciplinas. Esta conceção pressupõe uma construção livre de elementos que possam interferir na deslocação de pessoas pelos espaços.
Os trabalhos desenvolvidos pela mpt® observam sempre os princípios e linhas do design universal – design for all – como sejam o uso intuitivo, facilmente percetível, equitativo e simples, adequado ao baixo esforço físico, flexível e capaz de tolerar o erro. Este é o nosso desígnio em matéria de Desenho Urbano, Arquitetura e Design Universal.
Neste eixo, trabalhamos as seguintes áreas: