Cliente. Câmara Municipal de São João da Madeira

Projeto. Projeto de Correção dos Sistemas de Circulação na Rua do Parrinho com Eliminação de Rotundas...

Ano. 2005

Descrição. A análise da rede viária efetuada na Rua do Parrinho permitiu constatar que as rotundas apresentam, na sua generalidade, uma geometria inadequada a que acresce uma má implantação o que tem provocado inúmeras situações de complexa regulação do tráfego.

Em várias situações as vias convergem para as rotundas de forma tangencial, o que pode levar ao acidente por falta de perceção da rotunda por parte dos condutores, face à localização destas no enfiamento do veículo em movimento, tanto mais que estes deverão ceder prioridade ao entrar na rotunda. Ao problema mencionado acresce o relacionado com a topografia do local, o que induz ao condutor problemas de definição da trajetória associado à significativa insegurança rodoviária.

Propõe-se a eliminação das rotundas da Rua do Parrinho nos cruzamentos com as ruas José Régio, Rua Antero de Quental e Rua Fernando Pessoa.

O projeto apresentado teve como base manter o mais possível o desenho da rua em causa, apenas com a possibilidade de eliminar as rotundas. Saliente-se no entanto que a Rua do Parrinho e as ruas que a ela confinam deveriam sofrer um novo projeto de chão, o que traria mais-valias nomeadamente nas acessibilidades a pessoas de mobilidade reduzida: dimensões de passeios, rebaixamentos, diferenciação da textura, localização do mobiliário e sinalética, árvores, etc. O tratamento do espaço público privilegiaria não só o tráfego pedonal como aumentaria a segurança rodoviária na área envolvente à zona escolar.