Paula Teles - Biografia

Paula Teles nasceu em Alvarenga, Arouca, a 16 de maio de 1969.


Engenheira Civil-Planeamento do Território (FEUP), Pós-Graduada em Estratégias e Metodologias da Gestão Urbanística e Mestre em Planeamento e Projeto do Ambiente Urbano (FEUP/FAUP), com Tese de Mestrado sobre “Os Territórios (sociais) da Mobilidade.”


Técnica Superior na Câmara Municipal de Matosinhos durante 10 anos com funções na Divisão de Trânsito e Mobilidade, na qual integrou a equipa do projeto europeu PROACESS (1994-1996).


Em 2004 constituiu a mpt®, empresa de planeamento urbano e gestão da mobilidade, pioneira em Portugal em mobilidade urbana inclusiva, tornando-se Consultora Autárquica na nesta área em dezenas de municípios. Pontualmente tem colaborado com diversas entidades do Governo Português.

 

Nesta plataforma, foi coordenadora técnica de dezenas de Planos de Promoção da Acessibilidade em Portugal.


Neste ano de 2014, e com a designação de mpt brasil, sede em São Paulo, a mpt dá os primeiros passos na sua internacionalização.


Coordenadora Nacional da Rede de Cidades e Vilas com Mobilidade para Todos, projeto que criou e desenvolveu em colaboração com a APPLA desde 2003, e que contou com cerca de 80 municípios.


Em 2008 foi nomeada pelo Governo Português para integrar o Grupo de Trabalho da Lei das Acessibilidades em vigor (Decreto-Lei n.º 163/06, de 8 de agosto).


Nos últimos anos foi assistente convidada em varias Universidades, a destacar a Universidade de Aveiro, e lecionou pontualmente no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e no Instituto Superior de Educação e Ciências, no Mestrado em Gestão Autárquica.


É docente convidada na UTAD, na licenciatura e mestrado em Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade Humanas, desde 2008, e investigadora num projeto de mobilidade em áreas urbanas.


Presidente e fundadora do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade (ICVM) em Portugal, plataforma que gere o projeto Rede de Cidades e Vilas de Excelência.


Recentemente foi fundadora do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade Brasil (ICVM Br) e do Instituto de Cidades de Excelencia de España (ICEE).


Eleita Presidente da Comissão Técnica de Acessibilidade e Design Inclusivo (CT 177) do IPQ - Instituto Português da Qualidade, em 2008, para a elaboração das Normas Técnicas para Certificação da Acessibilidade e Design Inclusivo em Portugal. Membro do Comité Europeu de Normalização em Bruxelas para a Normalização da Acessibilidade e Design for All.


Em 2012 foi convidada para audição sobre Reabilitação Urbana e Arrendamento Urbano pela Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local da Assembleia da República Portuguesa.


É membro da Comissão de Peritos do Fórum “Pensar as Cidades Século XXI”, do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular (Galiza e Norte de Portugal).


Foi vereadora na Câmara Municipal de Penafiel (2009-2013) e responsável pelos pelouros da mobilidade, regeneração urbana e
imagem da cidade, planeamento estratégico e ordenamento do território.


Na última década apresentou centenas de Palestras sob o tema Mobilidade Urbana e Desenho de Cidades em Portugal, Europa e Brasil.


É autora e co-autora de um vasto conjunto de publicações das quais se destaca “Os territórios (sociais) da Mobilidade” (2005), “Cidades de Desejo entre Desenhos de Cidades - Boas Práticas de Desenho Urbano e Design Inclusivo” (2009) e “A Cidade das (i)Mobilidades - Manual Técnico de Acessibilidade e Mobilidade para Todos” (2014).